quarta-feira, 6 de julho de 2011

Amilcar de Castro

Quando eu estava cursando design em Uberaba na UNIUBE(uma das melhores faculdades de Minas) havia uma professora que sempre nos dizia que cruazávamos todos os dias com um obra de arte de um importante artista nacional.
A obra que ela se referia era uma grande escultura de ferro recortado, que ficava bem na entrada da faculdade, criada por Amilcar de Castro, escultor mineiro, artista plástico e designer gráfico, um dos exponenciais da cultura brasileira.


Suas esculturas se destacam entre suas obras, são em estilo neoconcretas, feitas em chapas de aço e ferro recortado em formato geométrico, também trabalhou com madeira e pedra.


Veja o trecho de uma entrevista ao Estadão em 1998:
Estado: A mudança do ateliê é para já?
Amilcar - Acho que vai demorar ainda um bom tempo, porque eu estou construindo e o dinheiro não está sobrando, não. Essas coisas consomem muito dinheiro e é preciso ir devagar.
Estado - O maior escultor brasileiro, vivo, com 50 anos de estrada, não ganhou dinheiro suficiente para construir um ateliê? O sr., então, não é o Jorge Amado da escultura? 
Amilcar - Esse negócio de maior escultor é bobagem, é a imprensa que diz. Não há isso de maior, não. Agora, a escultura é um negócio muito caro, gasta- se muito e o que a gente tem é mais prazer do que retorno financeiro. Eu vivo do meu trabalho como artista e da minha aposentadoria como professor, que é muito pequena, ridícula.
Um artista que tinha jeito com as palavras e sabia como ninguém expressar a verdadeira arte, tanto pelas suas obras quanto por suas frases, ele mesmo resume tudo o que pensa sobre arte "Arte é isso, arte é prazer."
Para Amilcar o que mais lhe preocupava na arte era a sensibilidade .
"Escultura é a descoberta da forma, do silêncio onde a luz guarda a sombra e comove"
Amilcar de Castro


"Desenho é o espaço na medida do sonho"
Amilcar de Castro
"Procurando a origem você fica original, e não querendo fazer uma coisa diferente. É por isso que eu acho que criar está junto com viver, que arte e vida são a mesma coisa”.


Sua obra é vasta e sua história é muito interessante, conheça mais sobre esse grande artista AQUI e AQUI , vale a pena.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola envie seus links para o PORTAL NEXUS
aqui seu link entra imediatamente e vc tem muito mais visitas
aproveite
http://portalnexus.blogspot.com/

Willian Monteiro disse...

Ola envie seus links para o PORTAL NEXUS
aqui seu link entra imediatamente e vc tem muito mais visitas
aproveite
http://portalnexus.blogspot.com/

Postar um comentário