terça-feira, 1 de março de 2011

Mies Van der Rohe, criador de ícones.

Hoje vou falar um pouco sobre um dos maiores arquitetos de todos os tempos Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), alemão, foi também professor da famosa Bauhaus, foi nessa época inclusive que ele criou a cadeira Brno, que ganhou esse nome porque foi projetada para fazer parte do mobiliário de uma casa em Brno, uma cidade na República Checa, e a cadeira Barcelona, que foi apresentada no Pavilhão Alemão para a feira Internacional de Barcelona em 1929, ambas ícones do design mundial, que são referências de bom gosto e estilo.
Sua arquitetura é marcada pelo racionalismo, formas geométricas claras e sofisticação, linhas retas, livres de qualquer ornamentação. Aço e vidro estão entre seus materiais mais usados.
Com a segunda guerra mundial, Mies teve que se mudar para os Estados Unidos, onde já era considerado um dos pioneiros da arquitetura moderna. Foram  inúmeros seus projetos que ganharam reconhecimento e destaque, entre eles a famosa Casa Farnsworth, considerada por muitos, "sublime", "uma obra de arte", "um poema ".
Mies Van der Rohe pronunciou frases marcantes que são repetidas até os dias de hoje como a famosa "Less is more" ("Menos é mais") e "God is the details" ("Deus está nos detalhes").
Mas que arquiteto e design de mobiliário, Mies foi um dos precursores da arquitetura que conhecemos hoje.

0 comentários:

Postar um comentário