segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vik Muniz, surpreendente.


Simplesmente surpreendente a obra de Vik Muniz, artista paulistano, que começou sua carreira como escultor, no final de 1990, depois de mudar do Brasil pra Chicago, e em seguida para Nova York.


Vik Muniz, transforma materiais nada convencionais, como geléia, caviar, calda de chocolate, açúcar, manteiga de amendoim, e até lixo viram verdadeiras obras primas, de extremo bom gosto e originalidade.


Freud, calda de chocolate.
Monaliza, geléia e creme de amendoim.
Meduza, molho de macarrão.


Começou a se destacar mundialmente com a série Sugar Children (Crianças do Açúcar -1996), a partir de uma viagem feita ao Caribe, na ilha de Saint Kitts , fotografou filhos de operários de uma plantação de açúcar, retornou para Nova York e reproduziu suas imagens em papel preto e usou vários tipos de açúcar para desenhá-las e em seguida fotografá-las.  


Série Crianças de açúcar.

Nota-se sua sensibilidade ao dizer “A radiosa infância daquelas crianças vai certamente ser transformada, pelo açúcar, em açúcar”, Muniz. Hoje suas obras estão expostas em museus como o Guggenheim e o Metropolitan Museum of Art.

Em 2009 o documentário Lixo Extraordinário, relatou o trabalho do artista com catadores de lixo em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, e a transformação do material descartado em obras que compõem as paredes da alta sociedade carioca.


Lixo
Diamantes


Boa parte das vendas de usas obras no Brasil são revertidas para caridade, em geral as que trabalham com arte para crianças e adolescentes carentes.


Inovador, ele busca mais do que novas formas de representar a arte, pois tudo tem sentido, finalidade, obras que prendem o observador e fascinam.


 "Não acredito na separação entre o popular e o inteligente, como se fossem coisas antagônicas". Vik Muniz.


Auto retrato.


Sua obra pode ser vista na abertura da novela Passione, com certeza uma das melhores aberturas de todos os tempos.



Abertura Passione.


O improvável surpreende e encanta.

16 comentários:

Anônimo disse...

muito legal o modo com que ele se expressa em suas obras de um jeito único de inexplicável

Parabéens Vik Muniz

Anônimo disse...

Vik adorei o documentário, você é um ser iluminado que nos mostra que nas coisas mais simples encontramos pequenas alegrias e novos conceitos que podem transformar vidas! Beijos...Ivanez Minosso - Salvador - Bahia

Anônimo disse...

Um artista como poucos,suas obras são fantásticas, gosto de trabalhar com os alunos releituras de obras feitas por ele. Meus alunos ficam muito estimulados com os resultados. A série Lixo Extraordinário do documentário serviu para realizarem obras super interessantes.Parabéns Vik, continue trazendo novas idéias para ajudar o planeta. Proª Sônia de Paula.

Anônimo disse...

fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Elisangela Pinho Nogueira disse...

Vik Muniz, apreciei muito o que você fez pelas pessoas do Jardim Gramacho, desde já, se tornou meu ídolo na parte artistica, seguido por Picasso...

Parabéns Vik Muniz, por ter melhorado a vida dessas pessoas

Anônimo disse...

maravilhoso!

Amanda,Bárbara,Fernanda disse...

Muito Legal mesmo D+....
Nós alunos do Colégio Maha-Dei adoramos muito
Ass:Amanda,Bárbara,Fêrnanda.....

ELIANA disse...

ADOREI SÓ MESMO UM GRANDIOSO COMO VC VIK,
PARÁBENS...

ELIANA disse...

MARAVILHOSO MESMO...
SÓ PODERIA SER OBRA DE VIK...

Anônimo disse...

muito bommm o trabalho.

Anônimo disse...

Muito bacana as tuas obras vik muniz, tu nao tem talento apenas para realizar belas obras, mas para encantar quem vai apreciar a Obra, de forma que paremos e pensamos que o que não é importante para uns pode ser o mais valioso apra outros, pode mudar vidas, meio financeiro e um Trabalho digno.

Neusa Maria disse...

Vik M
Tudo o que vc coloca as mãos vira ouro.
Parabéns, pelas excelências!

Anônimo disse...

muito dahora.

Anônimo disse...

Muito lindo, quanta criatividade. Queria ter esse dom tbm..

Anônimo disse...

super que adorei as pinturas

Anônimo disse...

muito legal e interesante,,,so q eu acho q e montagen....isso é coisa d outro mundo.....

Postar um comentário