quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Admirável Portinari

Eu amo arte... sem frescura, sem grande filosofia,  as vezes, confesso que não entendo o que realmente o artista quis retratar, mas sei admirar um bela obra!

Um dos meus artistas preferidos é Candido Torquato Portinari, sem dúvida, grande exponencial da pintura brasileira, um artista que soube retratar o seu país, a vida rural, as brincadeiras de criança, a gente brasileira, o trabalhador e a migração nordestina.

Portinari é filho de imigrantes italiano, nasceu em Brodowski, interior de São Paulo, aos 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e ingressou na Escola de Belas Artes. Em 1928 Portinari  prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e ganha a medalha de ouro do Salão da ENBA e uma viagem para a Europa.

Morou 2 anos em Paris, lá conheceu artistas como Van Dongen e Othon Friesz. A distância de Portinari de suas raízes acabou aproximando o artista do Brasil, e despertou nele um interesse social muito mais profundo.

Em suas obras, estão presentes a realidade das questões sociais, algo que conseguiu retratar sem desagradar ao governo, aproximou-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público...

Pintou mais de 5 mil obras, de pequenos esboços a gigantescos painéis, como Guerra e Paz, em exposição no Brasil.

No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa, uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.

Me impressiona, como seu amor pela pintura foi mais forte que seu amor pela própria vida, pois desobedeceu as ordens médicas e continuou pintando e viajando pra exposições... "Morreu envenenado pelas tintas que o consagraram."









Portinari representa a pura arte brasileira... um artista que não via apenas as belas paisagens do seu país, via além... olhava a realidade de um povo, e retratou de maneira simples e admirável.

0 comentários:

Postar um comentário