segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Decoração não é imposição

Nos quatro anos em que estou formada em design de interiores já vi muito decorador impondo seus projetos sem se importar com o que o cliente realmente gosta e quer para sua casa.

Simplesmente cria um projeto, sem ao menos fazer um briefing*, não conhecem a pessoa que o está contratando, isso resulta em ambientes na maioria das vezes bonitos, mas clientes insatisfeitos, pois moram em um lugar que não é nada daquilo que sonhavam.

Ter uma casa é a realização de um sonho, para  a maioria das pessoas o maior de todos os objetivos materiais a ser alcançado... Enfim compram a casa e contratam um decorador para que este o ajude fazer dali um ambiente bonito e agradável...Daí vem a decepção, a pessoa gosta de moveis clássicos estilo Luis XV, o decorador não aceita diz  que agora se usa apenas móveis contemporâneos com design , ou o cliente detesta amarelo, por exemplo, então se depara com um projeto em que esta é a cor predominante... 

Ou então o decorador vai com um cliente para uma loja ajuda-lo a escolher um sofá, a pessoa quer um sofá confortável pois passa boa parte do tempo na sala.
 Ahhh, mas não pode!! Na sala deve ser colocado um sofá firme... 

A função do decorador é orientar o cliente, dizer o que é tendência, projetar móveis, resolver problemas de espaço, e iluminação, etc., mas ele precisa adequar sua criação ao gosto do cliente, afinal é ele que vai conviver com tudo isso.

A partir daí reconheço os bons decoradores, criam ambientes lindos, e deixam clientes felizes e realizados.

*(“O briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho) Fonte: Wikipédia 


  

Projetos interessantes, mas ninguém quer morar em um showroom .

0 comentários:

Postar um comentário